ALFENA CULTURAL

BLOG DE UM POETA " DOS TEMPOS LIVRES" RESIDENTE NA BONITA E JOVEM CIDADE DE ALFENA

sexta-feira, 25 de março de 2011

UM PAI BABADO...

www.alfenacultural.blogspot.com




















UM DIA SONHEI TER FILHOS…
SONHEI, QUE QUANDO CHEGASSE A IDADE,
DEUS ME CONCEDIA A GRAÇA DE OS VER NA FACULDADE
O SECUNDÁRIO CHEGOU AO FIM, E APROVADA…
CONCORREU À FACULDADE, CONSEGUIU ENTRADA.
PAIS ORGULHOSOS E CHEIOS DE ALEGRIA,
VIMOS COMPENSADO, O ESFORÇO DO DIA-A-DIA.
NA E.S.E DO PORTO CONSEGUIU LUGAR…
O SUPLÍCIO DA PRAXE ESTÁ A FINDAR.
É CHEGADO O MOMENTO DE O TRAJE COMPRAR,
COM A MÃE E AVÓ FOI VER E VESTIR…
O PADRINHO DA PRAXE FOI ASSISTIR.
A COMPRA DO TRAJE  FICA NA HISTÓRIA DESTE DIA.
À NOITE, QUANDO A VI TRAJADA, SENTI ENORME ALEGRIA
VI NOS SEUS OLHOS O ORGULHO DE TRAJAR
A FAMOSA CAPA NEGRA QUE ME FEZ SONHAR.
ESPERO AGORA PELO APROVEITAMENTO,
ACREDITANDO NO SEU VALOR E TALENTO.
AS DUAS IRMÃS DISSERAM, A SORRIR,
QUE A DELAS IA SER MAIS BONITA, NÃO VAMOS DISCUTIR.
SONHO TAMBÉM COM ESSE DIA PARA FESTEJAR
AS TRÊS CAPAS NEGRAS, FRUTO DO MEU LAR.
SE ASSIM FOR, EU E A MÃE ORGULHOSOS, VEREMOS ENTÃO,
QUE TODA A NOSSA LABUTA NÃO FOI EM VÃO.
HÁ COISAS QUE FICAM PARA A ALMA E NÃO SÃO DE REFERIR
ESFORCEI-ME POR NÃO CHORAR…E LÁ CONSEGUI  SORRIR…
                                                                                        Jorge Martins


2 comentários:

  1. Olá pai !
    Bem depois de ver este poema é mais que óbvio que não podia deixar de cá vir deixar-te uma palavrinha e digo uma para não dizer umas mil talvez.
    Quando andava no ensino básico e a matemática era a minha tormenta e o inglês o meu ponto alto julguei que a vida não era difícil , não tinha que me esforçar muito na altura uma olhadela pelos livros bastava para uma boa positiva com a exceção da impiedosa matemática que tantas voltas me deu ao juízo mesmo assim eu ia compensando essa má nota com outras melhores , não era má aluna na verdade era uma das melhores naquela altura e no entanto o pai e a mãe queriam sempre mais e muitas foram as vezes em que pensei : " Mas que raio , querem melhor que façam eles " ! Mas a realidade é que quando o pai e a mãe querem mesmo que não se dê por isso acabamos sempre por nos esforçar mais e assim fiz , terminei o básico com ótimas notas mesmo que o 2 a matemática fica-se mal ali eu sabia que aquela era uma disciplina que não me ia incomodar mais porque eu ia para o secundário e estava mais que decidido que o meu futuro seria o curso de Línguas e Humanidades e tu e a mão apoiaram-me sempre ! O secundário exigiu mais de mim , estudei noites a fio , sabia que precisava da média dos três anos para no fim poder ir para a faculdade , houve alturas que me senti cansada , que cheguei mesmo a questionar-me se a faculdade valia tanto esforço mas nessas alturas sabes em quem pensava ? Em ti e na mãe , as duas pessoas que fizeram de mim o que sou hoje.E devagarinho o 12º foi completado e a média que eu queria atingida ! Inscrevi-me em várias faculdades e rezei sempre para nunca ficar longe de casa. Em inícios de Setembro saíram os resultados e eu tinha entrado na ESE no Porto , a mão quase chorou mas tu , tu só me disseste que agora faltava o resto e eu sabia que faltava e que ainda falta! Os dias de praxe não são fáceis e foram incontáveis as vezes que quis desistir , que tinha as lágrimas nos olhos e que só pensava que tudo aquilo não valia a pena só para vestir um traje e nesses momentos eras novamente tu e mãe que apareciam nos meus pensamentos e ás vezes pareciam falar-me ao ouvido : "Não desistas , vai passar" ! Tu sempre foste bastante resmungão no que tocava a praxe mas eu sei que só não gostas que me deitem abaixo! Hoje depois do traje comprado e de ver a mão chorar foi uma sensação de missão metade cumprida e no caminho para casa sabes o que perguntei? Não ? Então eu digo-te : " Mãe que horas são? Não quero que o pai vai para a escola sem me ver de traje ! "
    Mal cheguei a casa vesti-o , queria mesmo que visses e quando viste sorris-te ligeiramente e orgulhosamente tiraste-me uma foto achei que provavelmente não havia mais nada a dizer mas depois de mandares a mensagem à mãe e virmos ler o teu último poema chorei , chorei ao sentir que fiz o herói da minha vida feliz ! Consegui orgulhar o homem que sempre foi para mim um grande orgulho e inspiração !
    Amo-te Pai !

    ResponderEliminar
  2. Muitas felicidades, para o pai orgulhoso e para a Bárbara!

    ResponderEliminar